Rancho Terra Esperança é uma área cum mai de 120 ectare de terra e destina a presevação ambientá e culturá na região. Fica bem pertim, no municipu de Serra de São Bento e tá na frontera entre o Rio Grande do Norte e Paraíba só uma hora e meia de Natá e pra Jão Pessoa é mai de duas zóra. Passa e Fica é a cidadezinha mai perto, mas nós é município de Serra de São Bento.
Pra chegar onde nói tamo é só arcansar o parque Peda da Boca, qui por si é uma reseva naturá. Tem péda cum mai de 300 metro de artura qui dá pru caba se candiar cuando oia pra riba. Num é mangano não, viu? mai a vista mai mió ainda é a nossa. Lá da peda do Lagarto ocê deita o oiá por riba de toda beleza naturá que nossa mãe natureza nos presentiô.
A natureza é amiga e temo que cuidar de tudo bem direitim é assim a mió forma de agradecer o muito que nói temo dela.
Na nossa área as ispéci cada dia fica mai maior. Os bicho são os mai divérsu e tá sempre omentando porque noi proteje os bichim. Se ocê tivé os zói atento num é difici vê preiá, ponaré, rolinha, roxinó, bentivi, lavadeira, beja frô, urubu é logo dois tipo: o de cabeça vermeia e o preto. Caicará, gavião, anum preto, cancancão, gaxinim, gato maracajá, camalião, cobra verde, de cipó, corá e correcampo. São cobra sem ódio, sem veneno, sem mardade e sem inveja. Ocê vai vê.
As pranta nativa é outra coisa que o caba vira os zói de tanta alegria. Mameleiro, imburana, pau dáico, angico, máiva, vé de noiva, cabeça de véi, fato de piaba, carrapixo, urtiga, mandacaru, xique-xique, gravatá gigante e a danada da amorasa que so tem ispinho, mai as abeinhas ama de morrer por causa da frô pra fazer mé. E tem muito maí, ói.